top of page

Como tudo começou | How it all started

Desde pequena os meus pais mostraram-me que vivemos num mundo cheio de diversidade e inúmeras culturas e isso fez-me querer viajar.

Simultaneamente,venho de uma família relativamente numerosa e dispersa pelo mundo. Ouvi-los falar de como é viver na Columbia, Brazil, República Checa, Alemanhã, Escócia, Inglaterra, África do Sul e Moçambique fez-me querer ainda mais explorar países diferentes.

Não é difícil perceber o meu entusiasmo quando o meu pai me falou nos UWCs. As escolas reuniam tudo o que eu procurava: representavam uma oportunidade para conhecer um pouco mais o mundo, conviver com diferentes nacionalidades e ao mesmo tempo desenvolver-me a nível pessoal e académico, tendo sempre como pano de fundo ideias nas quais eu me revia.

Foi assim que me candidatei pela 1ª vez. Para minha alegria foi aceite e passei à fase final de seleção. Infelizmente não fui nomeada

Não me dei por vencida e no ano seguinte voltei a tentar, candidatei-me novamente e, mais uma vez, foi com espanto e euforia que recebi a notícia de que era (novamente) finalista. Com muita pena, voltei a não ser selecionada na fase final.

Comecei a comformar-me com a rejeição até que certo dia (15 de Março!) o comité nacional liga a dizer que havia uma vaga! Na China (o UWC Changshu era a minha 1ª escolha)! E que eu tinha sido selecionada!

Candidatar-me foi uma escolha difícil, exigiu muita introspeção e reflexão. Não obtive os resultados que pretendia, mas sabia que estudar num UWC era algo que queria muito e pelo qual ia lutar e não há maneira de mostrar a minha gratidão por ter sido selecionada. Espero estar à altura do desafio e fazer jus à confiança que depositaram em mim.

Muito obrigada!

A minha 1ª seleção. | My first selection.

Sou a 1ª a contar de baixo da esquerda. | I´m the curly haired girl sitting.

A minha 2ª seleção. | My 2nd selection.

Sou a rapariga sentada com um colar. | I´m the girl sitting with the necklace.

Ever since I was young I wanted to travel, probably because my parents always tried to show me how diverse our world is.

Adding to that, I come from a relatively big family and I think is fair to say we are rather scattered throughout the world. Hearing them talk about how it felt to live in Columbia, Brazil, Czech Republic, Germany,Scotland, England,South Africa and Mozambique made me want to explore new places and countries even more.

It´s easy to understand my enthusiasm when my father told me about UWC. These schools had everything I was looking for: a opportunity to fulfill my wanderlust, a chance to get to know a bit more of the world, interact with different nationalities and at the same time develop myself personally and academically, all of this based on principles and ideals I saw myself in.

So I applied for the first time. Much to my surprise I was accepted as a finalist in the selection process and made it to the final stage. Nevertheless, in the end I didn´t make it and I was not chosen for an UWC.

However I was not ready to give up and so the next year I tried again and re-applied, I was really pleased yet surprised to find out I was, once again a finalist. Despite that, similar to last time, I didn´t make it through.

I was starting to accept the rejection when, out of the blue, the national committee called saying there was a scholarship! In China ( UWC Changshu was my first choice)!And that I was selected!!!

Applying was a hard choice as it required much introspection and reflection. At first I did not achieve the results I wanted but studying in an UWC was something I really wanted and would work hard to achieve. I´m very thankful that I was given this opportunity and I hope I´ll meet up with the expectations.

Thank you!

bottom of page